Buscar

ALONGAMENTOS: ÓTIMA OPÇÃO NO ISOLAMENTO.


Mesmo dentro de casa, se manter em movimento, há grande diminuição dos impactos ao corpo em virtude da rotina reduzida de exercícios físicos neste período de isolamento.

No momento em que há uma mudança repentina na rotina, como ocorre no isolamento que estamos vivendo, a diminuição das atividades físicas pode acarretar num desequilíbrio corporal e saindo do seu estado considerado normal.

Segundo o professor Ítalo Campos, “nosso corpo precisa de um mínimo de movimento para manter-se em equilíbrio de um modo geral. Assim, se comermos acima da conta, engordamos; se reduzimos nosso movimento, perdemos músculo; se não exercitamos nosso sistema cardiorrespiratório, entramos em fadiga respiratória por pequenos esforços. Isso vale para todos os sistemas do nosso organismo, incluindo o imunológico”.

Exercícios como alongamentos, tem como propósito preservar e aperfeiçoar o grau de flexibilidade muscular, pois provoca um aumento das fibras musculares. São muito indicados em uma rotina de exercícios, seja em academia ou na casa. Seus benefícios são inúmeros e citaremos abaixo as principais vantagens:

· Diminuição da probabilidade de desenvolver lesões musculares;

· Reduz os riscos de disfunções da coluna;

· Melhor condição postural;

· Diminuição da tensão muscular;

· Maior estimulo na produção da serotonina (hormônio do bem-estar);

· Diminuição de cãibras.

O mais importante é evitar perdas funcionais relacionadas à rotina de diária, para dessa forma, reter o máximo possível a condição física anterior, ou seja, manter o organismo em estado de prontidão para voltar à rotina motora principal, assim que exigido. Isso evitará desgaste físico, sinais de cansaço e eventualmente dores musculares.

Um planejamento bem elaborado e realizado com a supervisão de um profissional de Educação Física, só trará privilégios, tornando-os ativos e não sedentários, além de realizar seus afazeres com mais qualidade e menos riscos.


Bruna Rossi – CREF-4 Nº 069859-G/SP , personal trainer

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo