Buscar

ANSIEDADE E DEPRESSÃO


A depressão é um transtorno mental bastante comum atualmente. Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a doença. Num episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago.

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia. "Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de "matérias primas" (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como exemplos: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas)"

Conheça alguns alimentos que melhora o seu humor e são excelentes coadjuvantes para dar uma "forcinha" no combate da doença.

Frutas; melancia, abacate, mamão, banana, tangerina, limão, maça e laranja. Leite e iogurte desnatado, eles são ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. Castanha do Pará, nozes e amêndoas, aveia e centeio. Folhas verdes, pois são ricas em folato. Ovos são ricos no aminoácido tiamina.

Esses alimentos ajudam na produção de serotonina trazendo mais bem estar.

Amanda Vergara – CRN-3 Nº 49742

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo