Os carboidratos são os principais nutrientes envolvidos no fornecimento de energia ao organismo. Além dessa importante função, eles desempenham outras tantas em nosso corpo, como preservar a massa muscular através do fornecimento de energia aos músculos, facilitar o metabolismo das gorduras e garantir o bom funcionamento do sistema nervoso central.
Contudo, diferentemente do que muitas pessoas pensam, observa-se que a ingestão de carboidratos, nas quantidades adequadas a cada organismo, é extremamente importante em todas as fases da vida, inclusive aos praticantes de esportes que passa a ser essencial para que haja um melhor rendimento ao longo dos treinos sem que estes sejam desgastantes, devendo ser ingeridos antes , durante e até mesmo depois dos exercícios físicos.
Mas calma lá! Não é simplesmente sair comendo carboidratos ou qualquer outro tipo de alimento a torto e a direito, e isso a nutricionista Amanda Vergara (CRN-3 n° 49742), da Just Move ON, explica abaixo:
Carboidrato antes do exercício físico.
A alimentação antes do treino ou de uma competição deve acontecer entre 1 a 3 horas antes do início do seu início. O tempo é determinado pelo tipo de alimento que está acompanhando o carboidrato, pois a digestão ficará mais lenta por conter gorduras, proteínas ou fibras. Uma refeição só de carboidratos refinados pode ser feita 1 hora antes do exercício, pois a digestão é mais rápida.
Carboidrato durante o exercício físico.
Nos primeiros estágios do exercício, a maior parte da energia obtida dos carboidratos deriva do glicogênio muscular. À medida que o exercício prossegue, a utilização do glicogênio muscular diminui. Os exercícios prolongados sem ingestão de carboidratos podem resultar em fadiga, uma vez que não há glicemia suficiente para compensar a depleção de reservas de glicogênio muscular, logo, nos casos de exercícios prolongados é interessante a utilização de carboidratos, como por exemplo aqueles em gel, o que facilita a absorção pelo organismo.
Carboidrato depois do exercício físico.
Após a prática de exercícios físicos, os carboidratos fornecerão adequado aporte de energia para repor o glicogênio muscular e assegurar rápida recuperação. Recomenda-se uma ingestão de carboidratos de 1,5 g/kg de peso nos primeiros trinta minutos após o término do exercício.
Agora que já te demos a informação de que o carboidrato e essencial para você, deixe seu comentário dizendo se você evita carboidrato na sua refeição e o por que, assim a nutri poderá orientar você da melhor maneira.
Comments