Buscar

COMO MANTER O PESO CORPORAL APÓS O EMAGRECIMENTO?


A obesidade pode ser apontada como um dos maiores problemas de saúde da atualidade por estar agregada a inúmeras doenças, apesar de não representar uma grande causa isolada de morte.

No entanto, um dos maiores problemas do ser humano moderno não é emagrecer e sim manter o peso corporal dentro da zona de normalidade, após o emagrecimento.

Segundo o artigo Atividade física e Prevenção no Reganho de peso em adultos: Revisão Sistemática, publicado em 2019 pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte, quando as pessoas fazem treinamentos para emagrecimento, num determinado volume, numa determinada intensidade, para induzir as adaptações que irão levar ao emagrecimento, um dos erros quando conseguem atingir o objetivo, é justamente após o emagrecimento, diminuir o volume e a intensidade do treinamento.

Para se manter no peso corporal dentro da normalidade, é necessário manter o volume e a intensidade do treinamento mesmo depois de atingir o peso ideal. Ainda segundo o artigo, citado acima, nas atividades vigorosas, a exemplo de um indivíduo que treinou de forma intensa de 3 a 4 horas na semana para emagrecer, o mesmo deverá manter essa mesma quantidade de horas semanais que estava treinamento, na mesma intensidade e volume de treinamento, só assim, irá conseguir sustentar o peso corporal de forma adequada.

Entretanto, caso faça o contrário, ou seja, diminua a intensidade e o volume de treino, em geral, quando atinge seu objetivo, o fato de relaxar no treino, seu peso corporal poderá aumentar, gerando um aumento de peso não-intencional, mesmo contra a vontade do indivíduo. Sendo assim, para manter o peso corporal, o indivíduo deverá treinar sempre, sem interrupções e na mesma característica de treino que fez para emagrecer, pois, caso não seja feito dessa forma, poderá perder as adaptações fisiológicas conseguidas, voltando assim a engordar.

Gostou deste post? Então, curta e compartilhe!


Texto: Bruna Rossi – CREF-4 Nº 069859-G/SP

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo