CRANBERRY NO TRATAMENTO DA INFECÇÃO URINÁRIA.
- Alexandre Stender
- 10 de jul. de 2020
- 1 min de leitura

As infecções do trato urinário (ITU) caracterizam-se pela resposta do organismo diante de uma invasão e multiplicação bacteriana. Uma maneira natural de combater a infecção urinaria é pela fruta cranberry, através de chás, suplementos manipulados ou a fruta in natura.
Estudos mais recentes mostram que o papel principal do fruto consiste em ter um mecanismo de ação baseado no poder que as proantocianidinas e a frutose, presentes nele, têm de inibirem a aderência das fímbrias das bactérias uropatogênicas às células do tecido epitelial. Com isso, há a inibição de crescimento bacteriano.
Alguns estudos experimentais demonstram outros efeitos do fruto como, por exemplo, anticancerígenos e antioxidantes. Seus componentes são capazes de alterar o metabolismo e atuar sobre o sistema cardiovascular, além de contribuírem para uma melhora na atividade neuropsicológica
Modo de uso:
· Cápsulas: 1 cápsula, 2 vezes ao dia
· Chá: 300 mL, 2 vezes ao dia
· In natura: 300 a 500 mg, 2 vezes ao dia
· Pó: 1 sachê, 2 vezes ao dia
· Suco: 300 mL, 2 vezes ao dia
Obs: Deve ser usado com cautela em mulheres grávidas e crianças; deve ser evitado em pessoas com predisposição a cálculos de oxalato; diabéticos devem usar com moderação. Ainda, há relatos de interação medicamentosa com o antitrombótico varfarina.
Amanda Vergara – CRN-3 Nº 49742
Comments