Buscar

EMAGRECIMENTO: QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA TREINAR?


Definir um horário de treino pode ser uma ajuda e tanto para quem tem dificuldade em manter a rotina de exercícios.

Para começar, estudos anteriores confirmam que aqueles que mantém o seu peso tendem a ser altamente ativos, o que é uma das chaves para o sucesso. Sem dúvida. Porém, será que o horário do treino, interfere na grandeza do emagrecimento? A princípio NÃO.

No entanto, um recente estudo publicado no International Journal of Obesity por Wills e colaboradores (2019) com homens e mulheres com excesso de peso ou obesidade apresentou que o período do dia (manhã, tarde, noite ou esporádico) afeta na quantidade de perda de peso.

Os indivíduos que treinaram no período da manhã, emagreceram mais do que os indivíduos que treinaram no período da tarde ou no início da noite e mais do que aqueles que treinaram de forma esporádica (alternando os horários). Nesse estudo quem treinou pela manhã perdeu em média 2 kg a mais em comparação aos outros grupos.

O treino cardiorrespiratório foi o mesmo para todos os grupos, 5 vezes por semana ajustado para gasto calórico progressivo entre 400 a 600 kcal por sessão. A dieta foi controlada.

Os mecanismos que podem explicar isso estão associados a fisiologia circadiana, que parece exercer papel importante na variação do metabolismo, resposta hormonal e comportamento alimentar ao longo do dia.

Outros estudos descobriram resultados similares para diferentes volumes semanais e diferentes modelos de treinamento.

Vale lembrar que, o importante é adequar o treino à sua rotina, independente do horário indicado pela ciência.

Gostou deste post? Então, curta e compartilhe!


Bruna Rossi – CREF-4 Nº 069859-G/SP , personal trainer

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo