Buscar

EXERCÍCIOS FÍSICOS NA GRAVIDEZ: EVITAR OU NÃO?


A pratica de exercício físico de forma regular é reconhecida como parte de um estilo de vida saudável. Quando tratamos de mulheres gravidas não é diferente.

Na ausência de contraindicações clínicas ou obstétricas , todas as gestantes devem ser estimuladas a manter ou adotar um estilo de vida ativo durante o período.

Contraindicações absolutas:

Doença Cardíaca, Doença Pulmonar, Incompetência istmo-cervical, Gestação Múltipla (após 30 semanas), Sangramento durante a gestação, Trabalho de parto prematuro, Ruptura prematura de Membrana e Pré- eclâmpsia ou qualquer hipertensão arterial não controlada. (fonte: ACOG Committee Obstetric Practice6 e Royal College of Obstetricians and Gynaecologists19 )

Exercícios que coloquem a gestante ou o feto em risco, como atividades de alto impacto, com risco de queda e esportes de contato, devem ser evitados.

Assim sendo, recomenda-se tais atividades:

· Exercícios aeróbicos: Caminhada, corrida de intensidade leve, bicicleta estacionária, natação, hidroginástica, dança ou ginástica aeróbica de baixo impacto.

· Treino de resistência muscular: Musculação, Pilates, Yoga, Treinamento funcional.

· Alongamento muscular: Melhora a flexibilidade e o relaxamento muscular, ajudando na adaptação postural e na prevenção de dores de origem musculoesqueléticas.

· Treinamento dos músculos do assoalho pélvico: Indica-se a realização do TMAP com contrações sustentadas, ou seja, contrair e manter durante cinco a dez segundos, e contrações rápidas (contrair e relaxar) em diferentes posturas, podendo realizar diariamente duas séries de oito contrações sustentadas por cinco segundos e duas séries de dez contrações rápidas.

· Intensidade dos exercícios: Leve a moderada.

· Frequência e duração: Mulheres ativas - exercícios entre 4 e 5 vezes na semana em sessões de 30 minutos ou mais de exercícios. Mulheres sedentárias - começar com 15 minutos de exercício aeróbico 3 vezes por semana e aumentar gradativamente o tempo de exercícios. Devem se evitar exercícios além de 60 minutos contínuos.

Gostou deste post? Então, curta e compartilhe!


Bruna Rossi – CREF-4 Nº 069859-G/SP , personal trainer da Just Move ON

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo