Buscar

Exercícios físicos para pessoas com DIABETES.


Além dos benefícios tradicionais da musculação como o aumento de força e potência muscular, aumento da resposta neural, a musculação tem um papel de extrema importância para os indivíduos diabéticos.


Com relação ao tipo de exercício, recomenda-se atualmente a realização do treinamento físico combinado sendo eles: exercícios aeróbicos e exercícios de força, como a musculação.


Segundo as recomendações do American College of Sports Medicine e o American Diabetes Association, o exercício aeróbico deve ser recomendado, mas algumas medidas de precaução para os pés são fundamentais, como calçados, meias de poliéster ou algodão para prevenir o aparecimento de bolhas e manter os pés secos, de modo a reduzir os traumatismos nessa região. Durante o exercício, deve estar sempre visível uma pulseira ou adesivo no tênis identificando o indivíduo como diabético. É fundamental também uma boa hidratação, já que a desidratação pode causar efeitos adversos sobre a glicemia e sobre a função cardíaca.


A musculação em treinamento de alta intensidade é aceitável, desde que leve-se em consideração as características físicas atuais, além de outros fatores como a idade. Em intensidade moderada, pode auxiliar na manutenção ou melhorar a força muscular em quase todos os pacientes diabéticos. Consideramos também que a musculação, por induzir ao aumento da massa muscular, eleva ainda mais os níveis de captação de glicose periférica tornando-se mais interessante.


A combinação dos exercícios deve se dar preferencialmente na mesma sessão de treinamento, devendo ser dada especial atenção principalmente na organização dos exercícios de força.

Em relação aos programas de exercícios físicos para pacientes diabéticos, as recomendações são de frequência mínima de três vezes por semana, sendo cinco vezes considerado o desejado.

Por fim, a personal trainer Bruna Rossi – CREF-4 Nº 069859-G/SP recomenda que assim que o portador da diabetes tiver a liberação médica para a pratica de exercícios físicos, que haja também o acompanhamento de um educador físico experiente.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a diabetes atinge mais de 13 milhões de pessoas só no Brasil e se você faz parte dessa estatística e/ou conhece algúem que possui diabetes, atente- se para as recomendações acima, curta e compartilhe este post para que outras pessoas tomem conhecimento.


#mind7moveon #justmoveon #3pilares #exerciciofisico #alimentacaosaudavel #ajornada #moveonfitumpontozero

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo