Buscar

FASCEÍTE PLANTAR: VOCÊ JÁ TEVE?


A Fasceíte plantar ou Fascite plantar, conhecida também de aponeurose plantar, é um processo inflamatório ou degenerativo, que afeta a fáscia plantar, uma membrana de tecido conjuntivo que recobre a musculatura da sola (planta) do pé.

Sua exata etiologia ainda é desconhecida, mas na grande maioria dos casos, esse transtorno é causado por um estresse provocado pelo estiramento excessivo da fáscia plantar ou pela repetição de microtraumatismos nessa estrutura. O diagnóstico é clínico e e tem como base história e exame físico.

Segundo o artigo publicado em 2013 pela Faculdade de Ciências Médicas de São Paulo, durante a fase de apoio da marcha ocorre compressão na planta do pé e uma força de tração é gerada ao longo da fáscia. Ao caminhar, a cada passo a fáscia é submetida a repetitivas forças de tração. Quando essas forças são aplicadas sucessivamente, com frequência e intensidade aumentadas, pode ocorrer degeneração progressiva na origem da fáscia plantar, junto à porção medial da tuberosidade calcanear. Esses microtraumas repetitivos na origem da fáscia plantar correlacionam-se com o desenvolvimento de periostite por tração e microrroturas da própria fáscia que resultam em inflamação e dor crônica. O processo inflamatório pode ocorrer especificamente na origem da fáscia plantar e no tubérculo medial do calcâneo ou pode envolver outras estruturas, como o nervo medial do calcâneo e o nervo do músculo abdutor do quinto dedo e encarceramento do nervo tibial posterior.

Estudos recentes reforçam que o primeiro passo do tratamento conservador é um programa domiciliar com exercícios para alongamento da fáscia plantar. O protocolo tradicional envolve exercícios para alongamento e contração excêntrica do tendão de Aquiles, realizados simultaneamente com exercícios para alongar a fáscia plantar.

Fonte: Artigo de Atualização Talalgias: fascite plantar Ricardo Cardenuto Ferreira Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de São Paulo, Faculdade de Ciências Médicas, São Paulo, SP, Brasil informações sobre o artigo Histórico do artigo: Recebido em 7 de junho de 2013 Aceito em 14 de junho de 2013.

Bruna Rossi – CREF-4 Nº 069859-G/SP , personal trainer

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo