Buscar

LATICÍNIOS INTERFEREM NA PRESSÃO ARTERIAL?


Muitas pessoas acreditam que de alguma forma alto consumo de laticínios pode aumentar a pressão sistólica / diastólica e ser contraindicado para pessoas hipertensas.

Deixando hipóteses de lado, um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition recentemente investigou os efeitos de uma dieta com alto consumo de laticínios na pressão arterial em pessoas com sobrepeso. 52 homens e mulheres receberam duas dietas isocalóricas. Uma com baixa ingestão de laticínios (menor que uma porção ao dia) ou alto consumo (5 a 6 porções com teor de gordura reduzido).

Os resultados mostram que o grupo que recebeu uma alta ingestão de laticínios comparada ao grupo com baixa ingestão teve uma redução significativa na pressão sistólica e diastólica.

Os próprios pesquisadores relatam que essa diminuição parece ser concomitante com o aumento da ingestão dietética de cálcio (os laticínios apresentam a melhor relação quantidade/ biodisponibilidade do cálcio em comparação a outras fontes).

Parece que os laticínios podem ser úteis na redução da pressão sistólica e diastólica em homens e mulheres de meia idade e se os resultados desse estudo forem reproduzidos em outros futuros, talvez irão surgir algumas recomendações e diretrizes das grandes organizações de saúde para que o aumento no consumo de laticínios seja adicionado ao tratamento e prevenção da hipertensão arterial.

Amanda Vergara – CRN-3 Nº 49742

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo