Independente de você querer emagrecer ou ganhar músculos, realizar atividades aeróbicas (caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar, etc) é essencial para ganhar resistência física e melhorar a saúde, em especial do coração. Porém, é muito importante você saber o momento certo de fazer o exercício aeróbico, pois isso pode facilitar ou atrapalhar a conquista dos resultados, ou seja, você pode treinar resistência e força no mesmo dia, mas o que você irá treinar primeiro está intimamente ligado ao seu objetivo.
AERÓBICO ANTES DA MUSCULAÇÃO
Essa ordem é mais indicada para quem quer ganhar resistência física, pois você iniciará o treino de cardio descansado e terá mais facilidade para realizá-lo na intensidade correta. A sequência também pode ser uma boa para quem não é muito fã de malhar. Na atividade aeróbica a liberação de endorfina tende a ser maior do que na musculação, trazendo a sensação de prazer e bem-estar, resultando em maior motivação para você levantar peso após aquela corridinha, pedalada, etc.
Por outro lado, a prática de exercícios aeróbicos antes do treino de força pode fazer com que você pegue menos pesado nos exercícios, pois já estará um pouco cansado. “Quando você faz esteira primeiro, a musculação tem de ser um trabalho mais leve, complementar, para evitar lesões”, ensina Erico Caperuto, educador físico e professor do programa de qualidade de vida e saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. É por isso que, para quem busca ganhar força e hipertrofiar os músculos, não é recomendado fazer aeróbico antes da musculação.
AERÓBICO INTERCALADO COM A MUSCULAÇÃO
Essa é uma ótima opção para quem procura perder peso. Nela, você geralmente faz séries de um ou dois exercícios de musculação e depois corre (ou pedala), em ritmo intenso, por alguns minutos, a depender das orientações de um profissional aliadas às informações cedidas por você antes de começar qualquer treino. Este treino é realizado com curtos intervalos de descanso e repetições das sequências dos exercícios. Isso faz com que a sua frequência cardíaca fique elevada durante grande parte da atividade física, o que acelera o metabolismo e proporciona grande gasto calórico.
Ao intercalar o aeróbico com a musculação, a tendência é que você suporte menos peso do que o normal nos exercícios de força, pois há pouco tempo para recuperação. Portanto, reduza as cargas e preste muita atenção ao executar os movimentos, para evitar lesões.
AERÓBICO APÓS A MUSCULAÇÃO
Ao começar o treino "puxando ferro", seu corpo está descansado e você consegue treinar com cargas próximas do seu limite. Portanto, é a melhor estratégia para quem procura ganhar força e aumentar a massa muscular na academia, mas ela também pode ser eficiente para pessoas que desejam emagrecer.
Nessa estrutura de treinamento, o organismo segue uma ordem "mais natural" do metabolismo energético. "Ao realizar a musculação, o organismo utiliza como principal fonte de combustível o glicogênio e ao complementar o treino com exercícios aeróbicos ele começa então a usar predominantemente a gordura como energia. Isso auxilia na diminuição da gordura corporal”, explica o educador físico Mike Costa, professor da academia Cia Athletica, em São Paulo Costa.
Geralmente, quem busca hipertrofia não precisa realizar o exercício aeróbico todos os dias, pois dependendo de sua duração e intensidade ele gera o catabolismo (queima de massa magra), o que gerará resultados contrários ao objetivo, neste caso.
CONCLUSÃO
Para concluir, certificar-se do objetivo que se quer alcançar é fundamental para que você possa passar pelo processo ideal, o qual certamente lhe trará os resultados almejados, cabendo lembrar que o comprometimento da sua parte se faz necessário, afinal, os profissionais, exercícios, acessórios e métodos de treinos, alimentos de alto valor nutricional e suplementos alimentares estão aí para lhe ajudar, mas a atitude de entrar em ação e fazer o que tem que ser feito, para de fato ter uma transformação, tem que partir de você.
Comments