Buscar

PANDEMIA: DEVO COMEÇAR A TREINAR?


Estamos vivenciando uma grande pandemia de infecções virais, e o mais preocupante no momento, conhecido como Coronavírus. A situação leva a preocupação de aumentar a imunidade do organismo. E a dúvida de muitos é: Devo começar a treinar agora?

Não!

As respostas promovidas pelo exercício no sistema imune em indivíduos sedentários não são interessantes.

Vale ressaltar que quando treinamos, o sistema imune sofre influência do tipo de treinamento que é feito, seja na intensidade ou no volume do treinamento. Enfim, em indivíduos sedentários, com pelo menos 3 meses de inatividade, parte destes indivíduos, por conta de terem como características o excesso de peso, um sistema alimentar deficitário, o inicio de um programa de treinamento organizado, o sistema imune apresenta algumas respostas nas primeiras sessões do treinamento, como:

· Durante o exercício, a imunidade aumenta na primeira sessão de treinamento;

· Após o treino, o sistema imune diminui e apresenta uma resposta de imunossupressão, ou seja, o sistema imune fica num nível mais baixo em comparação ao que era antes da primeira sessão de treino. Essa diminuição pode durar de 48h a 72h pós exercício.

· A partir da segunda sessão de treino, o sistema imune diminui ainda mais em relação a primeira sessão de treino.

· Na terceira sessão, durante o treino, a imunidade irá aumentar, porém, o sistema imune poderá cair ainda mais e entrar num estado crônico de imunossupressão.

Em razão das consequências, sedentários podem apresentar uma certa deficiência imune por conta do sistema ainda não reconhecer ou lidar com situações de estresse físico e recuperação após esforço. Sendo assim, o indivíduo sedentário que pretende iniciar o treinamento, deve aumentar o tempo de repouso em 72h de uma sessão para outra.

Entretanto, a melhor estratégia diante da crise viral, seria aguardar o início do treinamento, pois, com a imunidade baixa o sedentário poderá ficar mais exposto ao risco de infecções virais.

Gostou? Compartilhe!


Bruna Rossi – CREF-4 Nº 069859-G/SP

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo