Buscar

TREINE OUVINDO MÚSICA


Na casa, no carro, na rua, na atividade física, a música é sempre bem-vinda, não importa o estilo.

Segundo os estudos da Brunel University de Londres, a música melhora o desempenho do atleta em até 15%.

Durante o treino, ao ouvir música, o corpo libera uma quantidade menor de hormônios relacionados ao estresse. No entanto, são liberados mais hormônios de prazer, criando a sensação de que o tempo está passando mais rápido. É treinar intensamente, sem perceber o esforço. Além disso, a música durante o treino deixa o atleta mais confiante e afasta os pensamentos negativos.

A música favorece o sistema hormonal, e isso não se limita aos hormônios do prazer. Segundo especialistas, ouvir música no decorrer do treino diminui a percepção da fadiga e da dor.

O artigo de Eliakim e sua equipe de colaboradores, publicado em 2012 no The Journal of Strength and Conditioning Research, testaram o efeito da música motivacional no aquecimento e na recuperação física em indivíduos praticantes de atividade física. Os resultados da pesquisa mostraram grande vantagem na redução dos marcadores de fadiga nos últimos minutos do treino. Houve relação direta com a diminuição da frequência cardíaca, aumento de número de passos e diminuição da percepção de cansaço.

Segundo pesquisadores, ao ouvir música motivacional, o efeito é como o cérebro processasse uma informação no subconsciente e assim diminuísse a percepção de cansaço. Em outras palavras, seria como tirar o “foco” do cansaço e criar condições para “seguir em frente”. Realmente, isso remete ao ensinamento “somos o que pensamos”. E funciona a ponto de modificar as respostas fisiológicas inerentes à fadiga. E aí, quais são as suas músicas preferidas na hora de treinar?

Bruna Rossi – CREF-4 Nº 069859-G/SP , personal trainer

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo