top of page
Buscar

Alongamento antes da musculação?


O que você faz para se preparar minutos antes de começar o seu treino?


Praticamente, grande parte das pessoas que frequentam academias fazem algum tipo de alongamento antes de dar início ao treino programado para o dia.


No entanto, a dúvida do que fazer antes de iniciar o treino, ou se o alongamento deve ser feito antes e/ou depois, ou ainda se ele traz efeitos positivos para os seus músculos, ainda persiste.


Segundo o Artigo de Roberto Moriggi Junior de 2016, artigo este publicado no European Journal em 2017, analisou os efeitos do alongamento imediatamente antes do treinamento de força, hipertrofia muscular, força máxima e nível de flexibilidade. Realizaram em uma das pernas de várias pessoas, somente treinamento de força, na outra perna faziam alongamento antes da musculação. Foram 10 semanas de treinamento e os resultados apontaram que: quem alongou antes do treino de musculação teve uma média de repetições menor e consequentemente um volume total de treino mais baixo, desde a primeira semana até a última.


O treinamento de flexibilidade, segundo o estudo, precisa ser separado, pois quando aliado ao treino de musculação, este poderá ser prejudicado, além de que, a flexibilidade do indivíduo não sofrerá melhorias expressivas, já que a taxa de alongamento realizada antes da musculação geralmente é pequena.


Já com relação ao treino visando força, não houveram diferenças significativas, mas para a hipertrofia foi influenciador.


Contudo, a personal trainer Bruna Rossi Aquino – CREF-4 N° 069859-G/SP conclui que: quem treina alongamento antes da musculação, a hipertrofia tende a ser menor e se o seu objetivo principal for o aumento da musculatura, as evidencias sugerem não fazer alongamentos, pois o processo hipertrófico será prejudicado.


Se este post foi esclarecedor para você, compartilhe-o com outras pessoas que você sabe que faz musculação e vive alongando antes do treino


1 visualização

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page