Buscar

BIOIMPEDÂNCIA OU DOBRAS CUTÂNEAS?


Atualmente, os métodos de bioimpedância e antropometria (dobras cutâneas), são os mais utilizados para estimar o percentual de gordura, ambos são formas duplamente indiretas.

Segundo Guedes e Guedes (2003), a literatura evidencia que as espessuras de dobras cutâneas são as medidas antropométricas mais empregadas na análise dos parâmetros da composição corporal.

Já a bioimpedância é uma técnica relativamente nova para avaliar a composição corporal, tem sido documentada como um procedimento seguro, conveniente e potencialmente precisa. (HEYWARD, 2000).

O artigo de NEVES e col. 2013, mostrou uma comparação de ambos os métodos e o resultado da comparação entre Bioimpedância e Dobras Cutâneas para achar o percentual de gordura em adultos jovens, o resultado foi uma correlação alta de ambos os métodos. Sendo assim, ambos conseguem encontrar um percentual de gordura similar.

Ao se comparar os percentuais de gordura estimado por ultrassom e dobra cutânea verificou-se correlações significativas dos pontos avaliados e resultados similares com o método de bioimpedância. Sendo assim, se é similar, ambos os métodos podem ser utilizados.

Do ponto de vista de precisão, objetividade, exatidão, usar bioimpedância ou antropometria (dobras cutâneas) é a mesma coisa, pois ambos os métodos de avaliação física conseguem encontrar um percentual de gordura similar, pois fazem parte do mesmo grupo de métodos duplamente indiretos, tendo suas vantagens e desvantagens, portanto, ambos têm uma confiabilidade válida e interessante desde que o avaliador esteja preparado para atender o cliente e garantir a qualidade dos resultados.


Bruna Rossi – CREF-4 Nº 069859-G/SP , personal trainer


Fonte: NEVES, Eduardo Borba; RIPKA, Wagner Luis; ULBRICHT, Leandra and STADNIK, Adriana Maria Wan. Comparação do percentual de gordura obtido por bioimpedância, ultrassom e dobras cutâneas em adultos jovens. Rev Bras Med Esporte [online]. 2013, vol.19, n.5, pp.323-327. ISSN 1517-8692. https://doi.org/10.1590/S1517-86922013000500004.

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo