top of page
Buscar

Carboidratos antes, durante ou depois do exercício físico?


Os carboidratos são os principais nutrientes envolvidos no fornecimento de energia ao organismo. Além dessa importante função, eles desempenham outras tantas em nosso corpo, como preservar a massa muscular através do fornecimento de energia aos músculos, facilitar o metabolismo das gorduras e garantir o bom funcionamento do sistema nervoso central.


Contudo, diferentemente do que muitas pessoas pensam, observa-se que a ingestão de carboidratos, nas quantidades adequadas a cada organismo, é extremamente importante em todas as fases da vida, inclusive aos praticantes de esportes que passa a ser essencial para que haja um melhor rendimento ao longo dos treinos sem que estes sejam desgastantes, devendo ser ingeridos antes , durante e até mesmo depois dos exercícios físicos.

Mas calma lá! Não é simplesmente sair comendo carboidratos ou qualquer outro tipo de alimento a torto e a direito, e isso a nutricionista Amanda Vergara (CRN-3 n° 49742), da Just Move ON, explica abaixo:


Carboidrato antes do exercício físico.

A alimentação antes do treino ou de uma competição deve acontecer entre 1 a 3 horas antes do início do seu início. O tempo é determinado pelo tipo de alimento que está acompanhando o carboidrato, pois a digestão ficará mais lenta por conter gorduras, proteínas ou fibras. Uma refeição só de carboidratos refinados pode ser feita 1 hora antes do exercício, pois a digestão é mais rápida.


Carboidrato durante o exercício físico.

Nos primeiros estágios do exercício, a maior parte da energia obtida dos carboidratos deriva do glicogênio muscular. À medida que o exercício prossegue, a utilização do glicogênio muscular diminui. Os exercícios prolongados sem ingestão de carboidratos podem resultar em fadiga, uma vez que não há glicemia suficiente para compensar a depleção de reservas de glicogênio muscular, logo, nos casos de exercícios prolongados é interessante a utilização de carboidratos, como por exemplo aqueles em gel, o que facilita a absorção pelo organismo.


Carboidrato depois do exercício físico.

Após a prática de exercícios físicos, os carboidratos fornecerão adequado aporte de energia para repor o glicogênio muscular e assegurar rápida recuperação. Recomenda-se uma ingestão de carboidratos de 1,5 g/kg de peso nos primeiros trinta minutos após o término do exercício.

Agora que já te demos a informação de que o carboidrato e essencial para você, deixe seu comentário dizendo se você evita carboidrato na sua refeição e o por que, assim a nutri poderá orientar você da melhor maneira.


4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page