top of page
Buscar

Corrida: qual a postura correta?


Será que existe uma postura certa para correr? Se existe, qual seria?


E importante lembrar que sua postura na atividade física em boa parte pode ser resultado de sua postura no dia a dia, em casa, no trabalho e esse padrão você acaba levando para a execução dos seus exercícios, inclusive na corrida.


Então, qual é a sua postura na sua rotina diária?


É importante seu tronco estar alinhado nos seus afazeres durante o dia, seja em casa, no trabalho ou em qualquer atividade de lazer, logo, sempre que perceber algo desajustado, tente se realinhar, procurando ter mais consciência corporal.


Em relação a corrida, a imagem da esquerda deste post é conhecida como corredor “pato” que corre com o peito muito estufado, colocando o peso do corpo para trás, contrariando a real intenção do movimento, que é ir para frente, promovendo assim uma hiperlordose, sobrecarregando, contudo, a região lombar.


O atleta que corre corretamente tem o tronco longilíneo, com peso inclinado ligeiramente para frente, de maneira uniforme, mantendo a curvatura natural da coluna. O quadril fica encaixado, nem muito para trás, nem muito para frente, porem alinhado com o restante do corpo, sendo essa a postura mais recomendada, a qual é mostrada na imagem a direita.


Crie uma consciência sobre a melhor postura durante a corrida e suas consequências. Procure mudar essa adaptação corporal e crie um novo padrão. Aconselhamos treinos específicos, como exercícios funcionais para preparar a musculatura para uma melhor postura durante a corrida, melhorar o condicionamento físico, além do aumento da força muscular, sendo a musculação uma grande aliada neste trabalho.


Exercícios educativos também são indispensáveis para se obter uma melhor consciência corporal do movimento correto, para alterar o movimento ou acionar uma articulação exigida pela modalidade, além de favorecer o seu padrão de movimento para que uma melhor postura seja naturalmente mantida do início ao fim da corrida.

Portanto, uma boa postura, além de prevenir lesões, ainda fará com que você poupe mais energia durante a sua corrida e consequentemente você irá performar, correndo distâncias cada vez maiores com tempos cada vez menores.


1 visualização

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page