top of page
Buscar

Dicas de ouro para buscar a longevidade

Atualizado: 20 de dez. de 2019

1 – INGESTÃO CORRETA DE ÁGUA


A primeira e fundamental dica para uma vida longa e saudável é, sem dúvidas, ter o hábito de beber água. A água pura deve ser o principal líquido que nós ingerimos. O corpo humano possui de 60%, a 65% de água: é o nutriente mais abundante do organismo, e mesmo assim, acaba sendo deixado de lado e seu consumo pela população não chega nem perto do recomendado.


Um fato importante é que nem todo líquido é água. Mesmo que em sua composição, sucos e refrigerantes possuam a água, nem de longe será tão benéfico quanto ingerir a água pura. E não falo somente dos sucos de caixinha, sucos naturais também não são a opção ideal para manter os níveis de hidratação necessários ao bom funcionamento do corpo humano.


Em relação à quantidade, o correto é que você nunca sinta sede durante o dia. Para isso, experimente levar com você para onde for uma garrafinha com água, e force-se a criar este hábito tão básico para a manutenção da sua saúde.


2 – INGERIR MACRONUTRIENTES


Esta dica não poderia deixar de ser outra senão diminuir a ingestão de produtos industrializados, químicos, corantes, conservados, farináceos e alergênicos. Diminuindo esta ingestão de industrializados, você provavelmente também diminuirá a ingestão dos carboidratos que são desnecessários para seu corpo.


O grande problema da alimentação da maioria das pessoas hoje é a quantidade de ingestão de alimentos processados – que em grande parte são ricos em açúcar, que uma vez no corpo, se transformará em glicose. Pães, massas, biscoitos são repletos de açúcares, independente de levarem consigo uma etiqueta “light” ou “diet”.


Dê preferência aos alimentos reais, os quais se planta, colhe e caça, o que isto quer dizer, os mesmos alimentos que o ser humano desde os seus primórdios evoluiu comendo e que são os tipos de alimentos que o seu organismo veio preparado para digerir. Isso não impede, é claro, de você incluir em sua dieta alguns alimentos industrializados, mas, assim como a ingestão de água pura, os alimentos limpos devem ser sempre predominantes e parte de sua rotina.


3 – GERENCIAMENTO DO ESTRESSE


Quando falo de estresse, me refiro tanto ao estresse do mundo externo em que você vive quanto ao metabólico, ou seja, aquele causado pelos seus hábitos – alimentares, de sono, fumo, sedentarismo, desidratação. Sim, por mais que você acredite fazer parte de um grupo de pessoas mais tranquilas, se os seus hábitos não condizem com uma vida de saúde, você estará expondo o seu corpo aos malefícios do estresse da mesma forma.


O estresse externo, no seu trabalho, nos estudos, no meio em que você vive, também podem desencadear estas respostas de “sobrevivência ao perigo” do seu organismo. É praticamente impossível controlar tudo ao seu redor, já que muitas facetas da sua vida não dependem totalmente de você e envolvem outros fatores. Acredito que a melhor forma de lidar com o estresse seja sempre de dentro para fora.


Alimente seu corpo com coisas positivas, com bons alimentos, com bons hábitos e com bons pensamentos, não dê espaço na sua vida para hábitos deletérios, que causam tantos problemas para sua saúde. Quanto ao que fazer fisicamente para aprender a lidar com as situações desgastantes, não há nada melhor e nem mais cientificamente comprovado do que a prática de Yoga e Meditação. A verdade é que nossa mente e nosso corpo são um só: a saúde verdadeira não existirá se cuidarmos de apenas de um fator e negligenciarmos o outro.


4 – SONO DE QUALIDADE


O bom sono reparador é o remédio natural mais potente de que dispomos. Enquanto dormimos é possível executar todas as funções fundamentais de reparação do organismo, como:


· A organização das informações captadas durante o dia;

· Desintoxicação do que for preciso;

· Produção de hormônios;

· Reparação de danos celulares; e

· É o momento que o corpo pode cuidar dele mesmo sem ser orientado por nossa consciência. Não somos nós que estamos no comando, mas sim nosso próprio sistema neuronal.


5 – PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS


Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento: a locomoção dependia das pernas, os alimentos vinham essencialmente da caça, da pesca e da colheita dos vegetais. O sedentarismo, tão comum nos dias atuais, simplesmente não existia.


A prática de atividade física frequente é uma das principais maneiras de se prevenir doenças e alcançar uma vida de saúde e mais lôngeva. Mas atenção: para isso, não é preciso virar um atleta muito menos treinar com exagero. O que propomos é que você busque manter uma rotina diária de exercícios, com moderação, equilíbrio e intensidade na dose certa.


Uma modalidade de exercício comprovadamente eficaz são os exercícios de HIIT (High Intensity Interval Training, ou treino intervalado de alta intensidade, no português), o qual mescla tiros de alta intensidade seguidos por períodos de recuperação. Este tipo de atividade imita os movimentos de nossos ancestrais, que incluíam rajadas de corrida em suas caçadas e coletas.


Se for possível, opte por se exercitar pela manhã, juntamente com seu pico hormonal matinal: é a hora em que seu corpo está mais fisiologicamente preparado para a realização dos exercícios. Infelizmente a maioria da população possui rotinas de trabalho e outros afazeres que dificultam escolher o melhor horário, e que acabam por treinar no período da noite. Se for o caso, aconselhamos que um especialista avalie o impacto que esta prática possa estar gerando em seu ciclo biológico hormonal diário, e busque se existem meios de minimizar os possíveis impactos desta rotina.


Esperamos ter ajudado você a entender que é possível viver mais e com qualidade, bem como achar a melhor resposta para a pergunta feita no primeiro parágrafo deste texto.


Lembre- se: VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL PELA VIDA QUE TEM HOJE E SÓ VOCÊ PODERÁ TRANSFORMÁ-LA NOS RESULTADOS QUE VOCÊ ALMEJA, MAS PARA ISSO, VOCÊ PRECISARÁ SAIR DA ZONA DE CONFORTO E ENTRAR NA ZONA DE ESFORÇO.

12 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page