top of page
Buscar

Diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?


Esta dúvida é bem comum quando se fala em perder peso, ganhar massa muscular ou simplesmente manter a saúde, mas a personal trainer Bruna Rossi Aquino - CREF4 N° 069859-G/SP está aqui para ajudar você.


A diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos é que o primeiro utiliza oxigênio como principal fonte para a produção de energia nos músculos. Já o anaeróbio faz uso de carboidratos quando se trata de alta intensidade e longa duração.


Constantemente o seu metabolismo está ativo, ou seja, nunca para e sempre está utilizando oxigênio, certo? Contudo, a pergunta é: será que o metabolismo aeróbico é suficiente para a demanda energética de um determinado exercício? Se você fizer uma caminhada em baixa intensidade, muito provavelmente o consumo de oxigênio adequado será suficiente para manter você nesta atividade. Caso esta caminhada vire uma corridinha ou uma caminhada um pouco mais intensa, de certo, o organismo precisará de mais oxigênio para produzir energia e se manter no rítmo. Já, se essa caminhada ou corrida for mais intensa ainda, somente o oxigênio não será mais suficiente para produzir energia, ou seja, quanto mais intensa for a atividade maior será a demanda de energia, certo?


É ai que entra o sistema anaeróbio, cuja produção de energia a partir deste sistema estará no máximo, ainda estará consumindo oxigênio e mesmo assim, não suprirá uma alta intensidade de trabalho.


Quando o trabalho está sendo feito em baixa intensidade e longa duração, naturalmente o organismo está suprindo essa energia com oxigênio. O exercício aeróbio apresenta uma longa duração de produção de energia, porém, a taxa de produção dessa energia é baixa. Já no anaeróbio, consegue- se ter uma alta quantidade de energia ao mesmo tempo, no entanto, com uma menor duração.


Sendo assim, o que determina exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbicos é a intensidade que estão sendo realizados.


Gostou? Então ajude a JUST MOVE ON a compartilhar o bem com todos os seus amigos que precisam saber dessa informação.


2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page