Buscar

Esporte para cada etapa da vida

Atualizado: 20 de dez. de 2019

Cada vez mais as pessoas procuram e reivindicam espaços para a prática esportiva, motivadas pela busca da realização de atividades saudáveis aliadas a diversão, inclusão social, desenvolvimento físico-motor e até mesmo a aproximação com novas modalidades, características essas do esporte. Porém, elas nem sempre possuem conhecimentos suficientes para um correto desenvolvimento das atividades, isentando-as de lesões e frustrações.


Para tanto, você verá a seguir as etapas da educação esportiva e a importância do cumprimento de cada uma delas para que as pessoas tenham o devido contato com os esportes em cada fase da vida e sigam praticando-os ao longo do tempo, fazendo disso um hábito, o qual certamente resultará em uma vida longeva de qualidade.


ETAPA 1 - GINÁSTICA INFANTIL


Consiste nas vivências lúdicas das habilidades motoras básicas, realizadas pelas crianças com idade entre 3 e 6 anos, que são: correr, saltar, rolar, etc, ou seja, todas aquelas brincadeiras agitadas e que em alguns casos, pasme, incomodam os pais. Geralmente essas atividades são realizadas em clubes com monitores infantis e nas escolas e isso acaba refletindo dentro da casa onde a criança reside, pois quando lá chega ela sobe no sofá e salta, corre pela casa toda desenfreadamente, rola no tapete ou na cama e isso acaba tirando o sossego dos pais. Mas aí está a importância dos responsáveis em explicar para a criança o motivo de não fazer ou tentar reduzir esses feitos em razão dos perigos iminentes e não simplesmente determinarem que elas parem com a "bagunça", pois isso fará com que a criança comece a desgostar dessas atividades e consequentemente tenderá a deixar de praticar atividades físicas.


ETAPA 2 - CLUBE DO ESPORTE


Envolve crianças dos 7 aos 10 anos de idade, para as quais participam de multi práticas esportivas, através de mini esportes, que também estimulam saltos, corridas, efeitos de pegar, lançar, rebater, jogos cooperativos, jogos de raciocínio, tudo isso com o intuito de apresentar uma maior variedade de atividades a ela para que ela entenda que a prática esportiva contempla várias modalidades, inclusive possibilitar que ela passe para a próxima fase em alguma atividade mais específica.


ETAPA 3 - INICIAÇÃO ESPORTIVA ESPECÍFICA


Nesta etapa, a qual destina-se às crianças a partir de 11 anos de idade, elas já adquiriram maturidade e coordenação motora ao ponto de aprender gestos técnicos específicos, tais como: ensino do esporte, competição, respeito, regras e ética, ambos relacionados a uma determinada modalidade. Este é o momento em que ela já está apta a escolher uma atividade específica para estar praticando.


ETAPA 4 - ESPORTE TOTAL


Nesta fase, são oferecidas várias opções de esportes específicos, com prática inclusiva em uma determinada modalidade (exemplos: judô, vôlei, basquete, natação) em que o jovem melhor se adaptou quando ele tinha por volta de 15 anos e que continuará mesmo após os 18 anos buscando um maior desenvolvimento e performance, seja para competições ou para poder buscar a qualidade vida.


ETAPA 5 - ESPORTE MASTER


Para pessoas a partir dos 60 anos que visa buscar a qualidade de vida e livrar-se das consultas médicas ou pelo menos manter-se por mais tempo afastado delas, em razão de doenças que comumente vitimizam pessoas sedentárias. A quinta etapa adapta as modalidades existentes (exemplo: vôlei adaptado), para que seja possível incluir tais pessoas que entendem que a prática esportiva é necessária para se ter uma vida saudável.


CONCLUSÃO


Saber onde se quer chegar é importantíssimo para que todo um processo seja ajustado ao longo da vida, mas claro que existem momentos que alguém precisa fazer escolhas por você, principalmente na infância, contudo, ter uma orientação correta quanto ao que se fazer em cada etapa da vida é super importante.


Quem tem o poder da decisão sobre uma criança tem que tomar muito cuidado para não assustá-la e definitivamente afastá-la da prática esportiva, pois os pais devem apresentar as mais variadas possibilidades, mas quem deverá escolher o que praticar será ela. Já aqueles que tomam as suas próprias decisões basta verificar em qual das etapas acima se encaixa e começar a praticar alguma modalidade, pois o benefício será para si mesmo.

48 visualizações

Posts recentes

Ver tudo