top of page
Buscar

HIDRATAÇÃO



A correta hidratação, durante a prática esportiva, além de manter o corpo saudável, evita lesões e é fundamental para um bom desempenho durante o treinamento.

A hidratação é essencial para manter a circulação sanguínea dentro dos parâmetros ideais, tanto durante os exercícios quanto após o exercício. Pode também evitar quadros agudos de desidratação e a orientação é ter um plano de hidratação tanto antes de realizar o exercício quanto durante e após o termino do mesmo.


Segundo as diretrizes do Colégio Americano de Medicina do Esporte a orientação é feita em 3 fases:


1. (Pré-atividade): Sugere-se a ingestão de pelo menos 500 ml de liquido (H2O), 2 horas antes. Esse tempo é suficiente para a água ser absorvida e cair na corrente sanguínea e tempo para o sistema urinário eliminar o excesso de líquido do corpo. Em dias onde a temperatura ambiente estiver acima de 28 graus é sugerido ingerir além dos 500 ml, mais 300 ml de água nas 2 horas que antecedem o treinamento.


2. (Durante a atividade): A sugestão é ingerir de 200-250ml/H2O a cada 15min a 20 min durante o treinamento. Vale lembrar que a água pode ser ingerida gelada ou em temperatura ambiente.


Não é recomendado ingerir tudo de uma vez pois a água pode ficar acumulada no na região do estomago, e pode causar desconforto e até náuseas durante o exercício.


3. (Após o treino): O objetivo da hidratação após o treino é recuperar o que foi perdido de liquido durante o treinamento. Então, recomenda-se pesar antes e após o treinamento pois, a cada 1 kg de peso perdido, comparando o início do treino e pós treino, a perda de água equivale a aproximadamente 1 litro de água. Contudo, a sugestão é repor 150% da água perdida nas primeiras 6 horas pós-esforço.

Se você gostou deste post, nos ajude a compartilhar!

@b.rossipersonaltrainer

Personal trainer da Just Move ON, Bruna Rossi – CREF-4 Nº 069859-G/SP


1 visualização

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page