top of page
Buscar

Hipertenso pode fazer musculação?


Antigamente preconizava-se que os pacientes hipertensos não deveriam fazer exercícios anaeróbicos, como musculação, porque poderia ocorrer um aumento da pressão arterial durante a realização do treino.


No entanto, hoje, com o avanço dos estudos, a resposta para a pergunta acima é SIM, quem tem pressão alta pode e deve fazer exercícios físicos como musculação, desde que sua pressão esteja controlada.


O Sexto Relatório do Comitê da Junta Nacional para Prevenção, Detecção, Avaliação e Tratamento da Hipertensão Arterial dos Estados Unidos recomendou atividades físicas para as pessoas que precisam baixar a pressão em repouso.


Isso inclui exercícios aeróbicos moderadamente intensos e exercícios de resistência, ou seja, a musculação, realizada de forma progressiva.


A musculação ajuda o seu coração a ficar mais saudável, bombeando mais sangue com menos resistência, contribuindo para que a pressão nas paredes dos vasos sanguíneos seja menor, o que conduz a uma diminuição da pressão arterial.


O aumento do exercício pode ajudar a diminuir a pressão arterial sistólica (pressão arterial máxima) de 4 a 9 mmHG em média. Este efeito é equivalente a alguns medicamentos anti-hipertensivos. Para algumas pessoas, o exercício pode ajudá-los a reduzir a dose de medicamentos e, inclusive, até mesmo deixar de toma-los, como é o caso do mentor da longevidade da Just Move ON e estudante de Educação Física Adriano M. de Jesus (instagram: @amjtop), que fazia uso contínuo de medicamento para o controle da pressão arterial, desde os 24 anos de idade, e que atualmente faz tal controle através da prática de exercícios físicos, alimentação saudável e boas doses de motivação diárias para seguir em frente, mesmo com o seu dia a dia corrido como qualquer outra pessoa, inclusive se desafiando e colecionando medalhas, em provas de corridas de rua e triathlon.


Para tanto, a pesonal trainer da Just Move ON Bruna Rossi – CREF-4 Nº 069859-G/SP alerta sobre a necessidade da busca pela orientação médica e treinador físico para se alcançar resultados positivos, benéficos e duradouros para a saúde.


2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page