Buscar

O ANTICONCEPCIONAL ATRAPALHA NO EMAGRECIMENTO?


Você já ouviu falar que o anticoncepcional dificulta o emagrecimento? Ou, conheceu uma pessoa que engordou ao começar a usar a pílula? Há até mesmo casos em que a mulher emagrece ao substituir o anticoncepcional hormonal por outros métodos.

Embora essa dúvida seja comum entre as mulheres desde o início da comercialização da pílula anticoncepcional, não existem evidências sólidas que relacionem anticoncepcional e emagrecimento de forma que um atrapalhe o outro.

No entanto, é comprovado que o uso de anticoncepcionais hormonais sintéticos inibe a produção da testosterona. Este é um hormônio essencial para a mulher definir a forma corporal e precisa estar em dia para o emagrecimento acontecer.

Embora a mulher tenha 10 a 30 vezes menos testosterona que o homem, é importante que seus níveis estejam em dia. Ao ficar baixo, inúmeros problemas podem aparecer, inclusive a dificuldade para ganhar massa muscular e perder gordura.

Além disso, a pílula aumenta os níveis do estrogênio. Este hormônio pode aumentar o apetite e promover a retenção de líquido no organismo feminino.

Assim, essa correlação entre anticoncepcional e emagrecimento, sobre um atrapalhar o outro, é bastante provável, pois desregula a produção natural dos hormônios do corpo.

No entanto, dificilmente a pílula é o único motivo da dificuldade de perder gordura. Portanto, não pense que apenas parar com o comprimido vai emagrecer. Consulte seu médico.

Amanda Vergara – CRN-3 Nº 49742

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo