Buscar

TENHO PRESSÃO ALTA! QUAIS ALIMENTOS POSSO INCLUIR?


Quando falamos em pressão arterial (PA) elevada a primeira coisa é restrição alimentar.

Restringir o consumo de sal,de alimentos industrializados, temperos prontos, dentre outros. Com certeza a redução de tais alimentos pode auxiliar nesse quadro. Porem, hoje vou falar a respeito de alimentos que vocês podem incluir na dieta para auxiliar na redução de PA.

Alimentos ricos em nitratos como beterraba, rúcula e couve quando consumidos CRUS podem reduzir a pressão arterial pelo fato de aumentarem a produção de óxido nítrico (NO) no nosso organismo, causando assim efeito vasodilatador. O artigo feito por kapil et. Al (2014) relatou que a utilização de 250ml de suco de beterraba durante 4 semanas foi eficaz na redução da pressão diastólica em pacientes hipertensos.

A suplementação de magnésio também é uma boa pedida. O magnésio exerce um efeito semelhante aos bloqueadores dos canais de cálcio pelo fato de possuir um antagonista com tal mineral. Dessa forma, a concentração de cálcio intracelular reduz, promovendo um relaxamento dos vasos e redução da pressão arterial. As meta analises feitas por kass et al. (2012) e Zhang et. Al (2016) mostraram que, apesar das divergências dos estudos, o magnésio é capaz de reduzir de maneira significativa a pressão arterial. As doses diárias ficam em torno de 400 – 800mg por dia.

O consumo de alho cru ou do extrato seco de alho também pode ajudar. O alho aumenta a quantidade de sulfeto de hidrogênio no nosso organismo e este causa uma vasodilatação dos vasos sanguíneos, provavelmente pela abertura dos canais de potássio que acaba reduzindo a entrada de íons cálcio para o interior da célula. A meta-análise realizada por Wang et al. (2015) mostrou redução significativa da pressão arterial (PA) em pessoas com hipertensão, mas não em normotensos.

A dosagem padrão fica entre 600 – 1200mg do extrato seco de alho envelhecido ou 2 dentes de alho cru diários.


Amanda Vergara – CRN-3 Nº 49742, nutricionista da Just Move ON

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo