top of page
Buscar

Treinamento de força de baixa intensidade gera resultado?


O treinamento de força (TF) progressivo é conhecido por gerar aumentos na massa muscular. Os ajustes iniciais do TF são oriundos de processos neurais, os quais exprimem no incremento de força.

Sabe-se que o treinamento com pesos é reconhecido como um estímulo eficiente para diversas adaptações sobre os componentes da aptidão física. A dose resposta do treinamento possui relação com vários fatores, como nível de condicionamento físico, por exemplo, e deve ser considerada no momento da prescrição.

A discussão da literatura ainda é grande, quando se trata do melhor modelo de treinamento de força para a redução da adiposidade abdominal, tanto em indivíduos iniciantes como avançados.

No entanto, apesar do avanço no entendimento dos mecanismos envolvidos na origem da gordura corporal, pouco progresso tem sido alcançado no que se refere à contenção do crescimento da obesidade no mundo.

As evidencias mostram, especialmente no estudo feito na Universidade São Judas Tadeu no Journal of Exercise Physiology Online, que o treinamento de musculação, com baixo volume, realizados 3 vezes na semana, por indivíduos treinados, pode resultar numa redução significativa dos indicadores de gordura abdominal, aumento significativo na força muscular e aumento da massa muscular após 12 semanas.

Porém, vale ressaltar que o estudo citado acima foi composto por homens e mulheres com pelos menos 1 ano de experiência em treinamento de força muscular. Portanto, essas informações estão favorecendo as pessoas mais experientes e não necessariamente para os iniciantes na musculação.

Contudo, os exercícios de alta ou baixa intensidade requerem cuidados e conhecimento técnico e por isso é importante sempre procurar a orientação de um profissional de educação física.

@b.rossipersonaltrainer (Instagram).

Se você gostou deste post, compartilhe !!

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page