top of page
Buscar

Você sabe a diferença entre Atividade Física e Exercício Físico?


Caro amigo(a), não é segredo para ninguém que o sedentarismo é um dos maiores inimigos de uma boa saúde. No entanto, vamos esclarecer uma questão que poucas pessoas sabem: atividade física e exercício físico, você sabe diferenciar estes dois termos? Embora sejam igualmente benéficos, não são exatamente a mesma coisa e é preciso entender que todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico.


A atividade física é definida como todo movimento produzido por nossos músculos esqueléticos, com gasto energético acima dos níveis de repouso, como por exemplo, subir escadas, caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, lavar o carro, dançar, brincar com os filhos, cuidar do jardim, ou seja, tudo o que faz você se mover, você está executando uma atividade física, saindo do repouso, gerando um gasto de energia, porém, não o suficiente para promover mudanças significativas no funcionamento do seu organismo.


Mas você deve estar se perguntando: e quando corremos, nadamos, pedalamos, também não estamos em movimento? Não estamos saindo da zona de repouso e gerando gasto energético?

Sim e é neste ponto que a atividade física e o exercício físico se diferenciam.


Os exercícios físicos são caracterizados pela forma sistematizada que você realiza movimentos de diferentes segmentos corporais, executando- os de forma planejada, organizada e repetitiva, com um determinado objetivo a ser atingido, seja ele estético ou algo que vai muito mais além que é a melhoria da saúde ou a manutenção dela. Por exemplo: quando você sai para caminhar com seu cão, isso é considerado uma atividade física, enquanto que uma caminhada orientada, com determinados movimentos repetitivos é um exercício físico, já que possui um planejamento, como a intensidade, o volume e o objetivo que pode ser o emagrecimento, condicionamento físico, etc.


Diante disso, o importante é movimentar-se e deixar de lado o sedentarismo, mas lembramos que se você está em busca de um objetivo e se preocupa com a sua própria saúde, você precisa EXERCITAR-SE e fazê-lo de maneira frequente e persistente.


E para que você possa exercitar-se com performance, evitando lesões e atingir os seus objetivos, procure sempre um bom profissional de Educação Física, pois este sim dará a você a orientação adequada sobre qual, como, onde e quando fazer determinado exercício físico. A boa orientação faz toda a diferença e ela existe para que você comece hoje a buscar resultados diferentes, para que tão logo você comece a desfruta-los.


Se você gostou das informações aqui recebidas, a família JUST MOVE ON solicita que você deixe o seu like e compartilhe este post para que possamos promover o bem para outras pessoas, inclusive as que estão sempre ao seu redor.


5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page